segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

In Memory of Cathy Steel

Ela tinha 86 anos, se mudou junto com o marido há 8 anos para a casa de repouso onde eu trabalho como assistente de enfermagem. Há 3 anos o marido faleceu e desde então sua saúde começou a piorar e o Alzheimer chegou.

Eu há conheci já bem malzinha, precisava de andador, falava pouco, comia bem devagar, precisava de ajuda para tomar banho, era a mais "trabalhosa"... mas a minha predileta. Não podemos ter prediletos, mas não tem jeito. Ela era amor, a serenidade em pessoa, um desses anjos que a gente encontra de vez em quando na terra.

Foram apenas 3 meses cuidando dela, mas o apego foi quase que imediato... Eu dei sua última refeição e depois desse dia ela não comeu mais nada durante 6 dias... foram 6 dias a base de morfina, líquidos e remédios. Cinco filhos que não saiam do seu lado, uma família muito bonita onde ela era a personagem principal, o centro daquela família.

Aprendi muito com ela e agradeço à Deus por tê-la conhecido.

Essa carta eu recebi 3 dias depois. Uma de suas filhas deixou no nosso escritório.

" Dear Luciana,

Thank you so very, very much for the love and care that you gave to my mother. You always spoke so kindly to her and helped so much during every meal. I always felt so grateful whenever you were working with my mother.

So enjoy this holiday season knowing how many lives you touch with your care and one more sweet thank you in memory of Cathy Steel.

Fondly, Judy (her daughter) "

Obs. O que está em negrito foi sublinado no cartão.

" O essencial é invisível aos olhos"

Mais uma vez, o amor.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Amor

Pensando em tudo o que aconteceu desde que vim para os EUA, há 1 ano e 8 meses atrás, surgiu esse texto.


O amor é o sentimento mais sublime e puro que existe e quando me sinto envolvida por ele estou completa. É o amor que me move, que me faz valer a pena cada segundo da minha vida. É ele que quando olho para trás me faz sorrir e chorar... e quando eu olho para frente me traz sonhos e desejos.

Por ser tão sublime, tinha que ser também muito instigante. Não há definição, não tem medida e não se pode escolher a quem amar. Acontece. Quando você vê, você ama e depois disso, não há volta, mesmo que você queira.

Não, o amor não é só felicidade. Intrínseco de inúmeros sentimentos, carrega consigo projeções e expectativas. Se espera muito dos seres amados e quando não acontece extamente como planejamos ou esperávamos vem a decepção, a mágoa, a raiva, o choro. E isso só é possível devido ao imenso amor que sentimos. Mas apesar de tudo, o amor fica. Podemos querer distância, desejar a morte, jurar nunca mais olhar no olho e não querer amar nem por um segundo, nem ninguém, nem por nada... mas a verdade é que não tem volta e talvez essa seja a maior benção do amor.

Eu amo. Amo muito. Amo intensamente e a minha vida faz absolutamente todo sentido quando eu sinto tanto amor. Eu não sei de onde vim, para onde vou e nem o porque estamos todos aqui juntos no mesmo planeta, vivendo vidas tão diferentes, mas eu sei que o amor faz com que tudo isso faça sentido mesmo que eu não saiba explicar.

Amo a minha companheira, que é a minha maior confidente e com quem compartilho o sonho de formar uma família. Amo meus pais e minha irmã que sempre me devotaram tanto amor, mesmo quando não atendi suas expectativas e nas horas mais difíceis quando o que eu mais precisava era de um abraço. Amo meus amigos que não sei o que seria de mim sem eles... amigos que a afinidade me trouxe e o amor fez com que sejam eternos.

Amo pessoas que não fazem mais parte da minha vida, mas que quando fizeram me trouxeram sorrisos e me fizeram ser uma pessoa diferente porque eles existiram. Devo confessar que a maioria eu não quis que se afastasse e o que me conforta é que eu poderei encontrá-los num futuro, lá em cima.

E eu me amo. Com todos os defeitos e qualidades, erros e acertos, eu amo a pessoa que eu sou e a vida que eu tenho... e muitas vezes também quero desistir de mim e querer distância, mas felizmente eu me amo e sendo assim, nada disso é possível.

Obrigada aos meus pais pelo amor que sempre tiveram um pelo outro. Pelo amor que fez com que fosse possível o meu nascimento e por todo amor que eu sempre recebi desde então.